Sistema
Webmail
Projetos
Cotações
Cartilhas
Editais
Downloads
Calendário Agrícola da Bahia
Links Favoritos
 
   
COOPEHABITAR
COOTRAF
 
   
Notícias
Informativos
Vídeos
Comunicados
Artigos
 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do estado da Bahia (FETRAF-BAHIA/CUT) é uma organização sindical que nasceu em 2004 com o resultado de uma longa caminhada repleta de lutas, reuniões e reflexões entre diversos autores das organizações sociais. A FETRAF-BA surgiu das experiências e apoio de diversas organizações não governamentais a partir da necessidade de construir “um novo sindicalismo” e se concretizou no I Congresso da Agricultura Familiar na Bahia realizado no período de 14 a 16 de abril de 2004, no município de Simões Filho.

Desde então, a FETRAF-BAHIA desenvolve ações voltadas para a organização, ação e formação do trabalho rural. Desenvolve também ações voltadas para a construção de conhecimentos sobre o trabalho rural, educação do campo, desenvolvimento sustentável e solidário, fortalecimento das lutas pelo acesso a terra e políticas públicas para o meio rural, combatendo assim a discriminação e a exclusão dessa importante classe social. 

Com sede na cidade de Salvador, atualmente tem uma atuação em mais de 90 municípios, alargando a cada dia o seu espaço de atuação a partir da articulação com as associações comunitárias, sindicatos rurais, cooperativas e outras entidades e instituições parceiras.

Sua missão é consolidar a organização sindical da agricultura familiar na diversidade organizativa dos sindicatos, cooperativas, associações e grupos pautados no desenvolvimento econômico e melhoria da vida social.

A FETRAF-BA possui como estratégias a organização sindical, propiciando um conjunto de modificações profundas nos sindicatos, através de ações articuladas com os mesmos tornando-os fortes e com grande poder de mobilização. Além do diálogo com outros atores da sociedade. Outra estratégica é o desenvolvimento rural com projetos economicamente sustentáveis, com sistemas cooperativos de crédito, produção e agroindustrialização dos produtos da agricultura familiar, disputando e criando alternativas de mercado e do comércio justo e solidário.

Além disso, a FETRAF-BA possui como estratégia a integração de políticas públicas atuando junto ao poder público e disputando as prioridades dos investimentos, tanto na produção rural, quanto na instalação da infra-estrutura necessária para tornar mais cidadã a vida no campo, principalmente para os jovens e mulheres (Educação, Saúde, Energia, Habitação, renda, etc). Também tem como estratégia a formação de novas lideranças, atuando na formação de novas lideranças e gestores da agricultura familiar propositivos, críticos e executores de programas e políticas de desenvolvimento sustentável e solidário para agricultura familiar.

Atualmente a FETRAF-BA atua em três eixos: Habitação, Educação, Assistência Técnica.  

 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes Online
Nós temos visitante(s) online no momento