Sistema
Webmail
Projetos
Cotações
Cartilhas
Editais
Downloads
Calendário Agrícola da Bahia
Links Favoritos
 
   
COOPEHABITAR
COOTRAF
 
   
Notícias
Informativos
Vídeos
Comunicados
Artigos
 
PROJETO LEVA INFORMATIZAÇÃO À POPULAÇÃO RURAL

      Cerca de 1.716 novas Casas Digitais, essa é a meta do governo federal para 2012. A Casa Digital faz parte do ProjetoTerritórios Digitais e trata-se de um espaço gratuito de gestão comunitária voluntária que funciona como ambiente de troca e de intercâmbio de aprendizagem, crescimento e convivência virtual. O objetivo é levar o acesso à informação e a comunicação às comunidades mais pobres do país.

      Por meio da Casa Digital é possível oferecer ao usuário conhecimentos de informática, novas oportunidades de emprego, e proporcionar a troca de experiência de vida nas comunidades rurais.

      Até 2011, por meio do Projeto Territórios Digitais, foram implantadas 413 Casas Digitais. Destas, 122 estão em funcionamento e outras 291 estão prontas, mas aguardam instalação de antena de transmissão de internet para, em breve, entrar em atividade.

      O conhecimento em informática é ensinado por meio de uma técnica pedagógica voltada para a realidade dos moradores do campo.

      Uma Casa Digital padrão dispõe de um kit de equipamentos novos, doados pelo governo federal, com 11 computadores, uma impressora, um roteador wireless, um projetor multimídia, 11 cadeiras e mesas de computador. Outras parcerias também são possíveis, tais como doação de computadores pelos governos estaduais, municipais e, até mesmo, por organizações não governamentais.

 

Capacitação e formação

 

      Para a comunidade usar melhor os equipamentos disponibilizados pelo projeto, após a instalação dos equipamentos, é executada a formação em dois eixos: Gestão da Casa Digital e Informática Básica, respeitando suas particularidades e necessidades. O primeiro curso realizado é o de Gestor Comunitário, com carga de 80 horas/aula. São 11 dias de aula presencial na Casa Digital em turnos diferentes. Após a formação dos gestores, inicia-se um curso de capacitação em informática básica, com o objetivo de promover a apropriação tecnológica pelas comunidades rurais.

      A incorporação da tecnologia ao cotidiano da região tem foco na educação e no desenvolvimento local. Há um Comitê Gestor de cada Casa Digital dentro de quase todos os Territórios da Cidadania, sendo que a meta para este ano é implementar Casas Digitais em todos os Territórios e fora deles.

      O programa atende a famílias de agricultores, assentados da reforma agrária, pescadores, quilombolas, indígenas e populações ribeirinhas.

 

* Informações e foto MDA

 
 
 
 
 
 
 
 
Visitantes Online
Nós temos visitante(s) online no momento